Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STJ admite cumulação de benefício por incapacidade durante atividade laboral

Publicado por Ana Flavia Vernaschi
há 4 anos

O Superior Tribunal de Justiça em recente decisão, entendeu que o segurado incapacitado que retorna para suas atividades laborais, pelo fato de ter seu benefício indevidamente negado pelo INSS, faz jus ao recebimento de benefício por incapacidade neste período.

De relatoria do Ministro Herman Benjamin, o julgamento foi favorável ao segurado, fixando a tese de que o trabalho exercido pelo segurado, comprovadamente inválido, após o indeferimento incorreto pelo INSS, tem direito de receber as parcelas desde o pedido administrativo, mesmo que tenha exercido atividade laboral neste período.

A justificativa para isso é o fato de que, o segurado trabalhou com sacrifício, pois necessitava da renda para sustento próprio e de sua família, vejamos um trecho do julgado:

“O provimento do sustento do segurado não se materializou, no exato momento da incapacidade, por falha administrativa do INSS, que indeferiu incorretamente o benefício, sendo inexigível do segurado que aguarde a efetivação da tutela jurisdicional sem que busque, pelo trabalho, o suprimento de sua subsistência”.

Deste modo, é legítimo que o segurado, mesmo incapacitado, exerça atividade remunerada pra sua subsistência, fazendo jus ao benefício durante este período que trabalhou.

Fonte: Recurso Especial nº 1.786.590 – SP (2018/0313709-2)

https://ww2.stj.jus.br/processo/revista/documento/mediado/?componente=ITA&sequencial=1946666&num_registro=201803137092&data=20200701&formato=PDF

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Previdenciário
  • Publicações89
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações209
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-admite-cumulacao-de-beneficio-por-incapacidade-durante-atividade-laboral/870714954

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)