Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Lei que classifica a visão monocular como deficiência é sancionada

Publicado por Ana Flavia Vernaschi
há 3 anos

As pessoas portadoras de visão monocular agora são consideradas deficientes visuais, podendo receber benefícios que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015, dispõe.

A visão monocular reduz cerca de 25% no campo visual do indivíduo, além de ter problemas na definição de profundidade, sofrendo dificuldades em atividades simples do cotidiano, como subir e descer escadas, colisão com objetos, pessoas, até mesmo para dirigir e praticar esportes.

Assim, os indivíduos que possuem essa deficiência se enquadram no artigo da Lei 13146/2015, que considera pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Porém, a deficiência terá que ser analisada através de avaliação biopsicossocial, por médicos peritos, para todos os fins.

Para a concessão do Benefício de Prestação Continuada, por exemplo, as pessoas portadoras de visão monocular poderão solicitar o benefício assistencial ao deficiente, caso consideradas de baixa renda, e receber o valor mensal de um salário mínimo.

Fonte: LEI Nº 14.126, DE 22 DE MARÇO DE 2021

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Previdenciário
  • Publicações89
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações788
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-que-classifica-a-visao-monocular-como-deficiencia-e-sancionada/1183506768

Informações relacionadas

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 2 meses

Município de São Paulo deve fornecer transporte gratuito a criança com Síndrome de Down

Joselma Vagner, Advogado
Artigoshá 3 anos

Sancionada Lei que define Visão Monocular como deficiência: O que muda a partir de agora?

STJ decidiu que na comunhão parcial, imóvel comprado com recursos de apenas um dos cônjuges também integra partilha

STJ definiu, por unanimidade, que a intenção de rescindir contrato de aluguel pode ser comunicada por e-mail

Daiana Carbonera, Advogado
Notíciashá 2 meses

Juíza anula dívida cobrada de idosa que foi vítima de fraude

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa tarde! Pode-se dizer que o portador de deficiência visual monocular agora foi equiparado aos demais portadores de deficiência previstas na lei? Podem requerer isenção de ICMS e IPVA, por exemplo?
Obrigada! continuar lendo

Boa noite. É possível sendo deficiente com visão monocular ter benefícios do INSS sem estar atualmente pagando o INSS? continuar lendo

Bom dia!

Primeiro, tudo depende do tempo de contribuição que tem atualmente e/ou da idade, para conseguir alguma aposentadoria, ou se ainda possui a qualidade de segurado para possível benefício por incapacidade.

Em segundo, quanto aos benefícios assistenciais, pode solicitar o BPC (Benefício de Prestação Continuada) sem estar contribuindo.

Att. continuar lendo

Boa tarde. Você poderia me dar uma indicação de como poder dar entrada no BPC e quais documentos devo ter e como fazê-los. continuar lendo

Bom dia, Carlos
Então, depende. Quem nunca contribuiu com o INSS pode requerer o benefício assistencial (BPC - LOAS), porém além da visão monocular, tem que comprovar a insuficiência de renda. continuar lendo